quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Início do fim? PT & PCdoB - Rascunho Publicado

Estaríamos, esse ano, presenciando o início do fim do mais duradouro casamento da política brasileira? Entre o Partido Comunista do Brasil(PCdoB) e o Partido dos Trabalhadores(PT)?
Esta aliança que se reedita desde a fundação do PT em 1980, essas bandeiras vermelhas que sempre estiveram lado a lado, podem finalmente se separar?  Qual seria a cara do governo sem o PCdoB? Qual seria a força da nova oposição engrossada pelos comunistas? Como seria a oposição do Partido Comunista ao PT?

Se isso realmente acontecerá, só saberemos com o tempo... Até lá, segue a expectativa.

Mas a fatores como a Privatização de Aeroportos, logo após a tão sonhada e trabalhada posse de Dilma, o Veto a Emenda UNE/UBES, que destinaria 50% do fundo social do pré-sal pra educação brasileira, nos últimos dias de governo Lula, depois desta já ter sido referendada ela câmara e ainda a intervenção do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores sobre a decisão do PT do Maranhão de apoiar o candidato comunista, Flávio Dino, ao governo do Estado, impondo o apoio a candidatura do PMDB que tinha como cabeça de chapa uma mulher que além de tudo é uma inimiga histórica dos petistas de São Luís, e essa ação certamente mudou os rumos da eleição vencida no primeiro turno pelas elites coronelistas do estado.  Me fazem cogitar esse futuro, será que é o início do fim de um casamento de mais de trinta anos?

Daniel Gaspar - UJS/SC

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Soneto do Amor Total

Mais que um soneto, uma oração ao amor verdadeiro e a paixão pura e simples, dedico esse post aos namorados e a ela (L)
___________________________________________________________________________



Amo-te tanto meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te enfim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.


Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.


E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.

Vinícius de Moraes

sábado, 1 de janeiro de 2011

2011, 11 desafios para a nova presidente.



Restruturação da Educação Básica.

Com a aprovação da destinação de 50% do fundo social do Pré-sal, emenda de autoria da UBES e UNE, para a educação brasileira, sendo destes, 70% para a educação básica. O Brasil inicia o fim do gargalo financeiro da educação brasileira, históricamente sucateada desde o governo Costa e Silva, afinal seria injusto de minha parte não creditar aqui os avanços no pouco tempo de governo de João Goulart. 

A necessidade da reformulação das Matrizes curriculares foi uma das bandeiras mais citadas durante a CONAE(Conferencia Nacional de Educação) no ano passado, além disto, a consolidação do PDE(Plano de Desenvolvimento da Educação), o aprofundamento das reformas democráticas dentro da educação brasileira e a continuação da Rede dos IFETs(Institutos Federais de Ensino Tecnológico), qoe foi posta no lugar da antiga rede de CEFETs, dando maior autômia, qualidade de pesquisa e investimentos ao sistema.

Ampliação da reforma Universitária.

Com a ampliação das vagas nas universidades públicas efetivadas pelo REUNI, o sucesso programa de bolsas do governo federal, ProUni, que já formou mais de 500mil estudantes vindos das classes mais baixas da sociedade e ainda com o crescimento de rede universitária federal que entre outras muitas obras finalmente descentralizou a UFSC, trazendo a universidade para o interior do Estado, mesmo contrariando as elites locais que dizem que isso prejudicará o Sistema ACAFE que é a bizarrice das universidades públicas de caráter privado que comandam a educação superior catarinense e deixam SC no desconfortável 4° lugar com maior número de jovens de 18 a 24 nos fora dos bancos universitários, espera-se muito do próximo governo.
Dilma Rousseff, terá de reforçar todas as ações acima citadas e ainda, democraticamente, organizar o sistema de educação superior para que comporte mais jovens e ainda aumente a capacidade da estrutura de pesquisa para nossos estudantes, bem como garanta a educação continuada emendando o ensino superior ao mestrado e ao doutorado. Ainda além a integração da rede universitária de pesquisa e de movimento, respeitando também a autonomia das entidade estudantis e sua pluralidade.






Conclusão do PAC

Concluir a existência de seu “filho”, a chamada Mãe do PAC, nossa presidente, tem o desafio de enfrentar organizações da elite conservadora nacional e dos órgãos radicais internacionais de defesa do meio ambiente, como o greenpeace para finalizar as obras do PAC.

Pode ser que veremos um PAC III, após a conclusão da transposição do Rio São Francisco no nordeste e na finalização das obras da BR-101 tanto no trecho norte, quanto no trecho sul, bem como o inicio das obras da hidroelétrica de Belo Monte(PA) e ainda a ampliação do programa nuclear brasileiro que acabou de entregar outra usina de enriquecimento de urânio no interior fluminense.

Reforma Política.

Esse assunto de imensa delicadeza foi deixado como um péssimo presente de natal de Lula para Dilma, exatamente por se tratar da saída de um governo de conciliação de classes para um de maior enfrentamento entre os interesses políticos e de classes.
A Atual conjuntura política foi organizada pelas mesmas elites da constituição de 1891, por isso não agrada aos setores mais conservadores da política brasileira, mas mesmo assim a necessidade da reforma política é quase que um consenso entre as forças, porem o que é reforma para a esquerda não é reforma para a direita, e entre essas duas alas ainda existe um imenso debate e imensas divergências deles para eles mesmos. Acalmar o congresso e garantir uma reforma popular que abra cada vez mais a estrutura da República brasileira, desviando o foco da compreensão de democracia de um mero voto a cada 2 anos, para uma atividade corriqueira, quem sabe em um bom sonho, um sistema parecido com o estado-unidense e o cubano, em que os cidadãos elegem desde os diretores das escolas até seus governantes do poder executivo e flertando com europeu, do voto por legenda, o que detem os oportunistas, como Tiririca, e fortalecem as ideologias partidárias, bem como demarcam seus estilos de governo, dando aos eleitores maior compreensão do que faz os partidos serem opostos, melhorando assim seu entendimento político.

Reforma Agrária

Reforma Agrária é a primeira base para uma nação justa. Mas essa é uma das mais polêmicas possíveis ações do governo, pois meche novamente nos interesses dos grupos mais antagônicos de nossa sociedade, o trabalhador, produtor, e o burgues, proprietário.

Ainda para apimentar mais ainda a discussão temos duas organizações políticas que lutam a mais de 20 anos entre-si pela e contra a reforma agrária, e ambas tem grande influência no governo e na Oposição: o MST e a UDR.

Reorganizar o Incra e iniciar realmente a reforma já será um grande passo para próximos quatro anos de governo, mas é bem possivel para uma gestão capitaneada por uma ex-guerrilheira.

Reforma do Sistema de Saúde
Passados 20 anos da criação do SUS, o Brasil vive uma imensa contradição, um dos melhores sistemas de saúde do mundo no papel e um sistema moribundo na prática, atraso de repasses, profissionais mal pagos, problemas estruturais saltando de todos os lados enfim uma quimera de problemas.

Resgatar a estrutura do sistema de saúde, reavaliar a folha de pagamento e ampliar o programa de medicina preventiva do governo são objetivos centrais que devem ser adotados pelo novo governo e pelos regentes a pasta da ligados ao PMDB.

Reforma Tributária.

A necessidade da tributação sobre grandes fortunas, o alivio sobre as classes médias e o incentivo a diversificação da nossa economia com o desenvolvimento das variadas regiões da nação para reduzir as diferenças entre os estados da federação fazem parte do grande desafio da reforma tributária.




Consolidação da Integração do Mercosul.

Ainda falta muito para a verdadeira integração do Mercosul, afinal a ideia da criação de uma moeda única, o Merco, ainda causa temor em muitos economistas brasileiros, para além, apesar da facilidade para o trânsito de pessoas dentre os países do bloco, imigrantes ainda encontram as mesmas dificuldades de entrada e aceitação que qualquer outro imigrante de qualquer outro país do mundo, bem como as trocas de mercadorias que não encontram facilitação nenhuma ainda.
Nos próximos 4 anos o bloco de cooperação entre os povos do cone-sul deve intensificar-se e iniciar o caminho para a construção de um bloco aos moldes da União Europeia.

Fortalecimento das Empresas Estatais

Quando o governo Lula começou a Petrobras era avaliada em cerca de R$ 15 bilhões e hoje, após maciços investimentos estatais, ela tornou-se uma das maiores empresas petrolíferas do mundo e é avaliada hoje em R$ 456 Bilhões. E com a política de fortalecimento dos bancos estatais, fez com que durante a crise econômica mundial de 2008 o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal segurassem sozinhas o tranco da economia em pânico, tal regência e atitude fez com que a revista “The Economist”, a principal revista da área no mundo, dedicasse sua capa ao Brasil, que segundo a reportagem, “decolava” enquanto o mundo via suas grandes instituições financeiras indo a falência em um abismo sem ter lhes socorre-se.

A Manutenção desta política deverá render grandes louros ao novo governo, assim como rendeu ao passado, afinal assistimos durante essa ultima temporada, o mito da “Mão invisível do Mercado” tão defendida por Adrian Smith e os Neoliberais, cair por terra quando o Presidente Barack Obama, dos EUA, foi obrigado a injetar dinheiro estatal na economia para salva-la, em grandes pacotes.

Combate a Pobreza, fome e analfabetismo.
Passados oito anos do início das reformas sociais do governo Lula, 30 milhões de pessoas sairam da pobreza e cerca de 40 milhões entraram na classe C, números respectivamente próximos as torcidas do Corinthians e do Flamengo, como bem lembrou o grande Leonardo Boff durante um comíssio de apoio a candidatura de Dilma, ao lado de Chico Boarque.

Mas contudo, nossa nação ainda figura entre as que tem maior concentração de renda e de terras, é bem verdade que não somos mais a Nação que FHC deixou que só perdia pra Somália nesse ultimo item, mas a existência de ambos é um problema para o desenvolvimento nacional e uma das grandes causas da pobreza e da fome em nossas terras tão produtivas.

Ainda temos 10% da população analfabeta, estando atrás de Cuba, que erradicou o analfabetismo em 1961, dois anos após a revolução que levou Fidel ao Poder na ilha, atrás também de Venezuela e Bolívia que acabaram com essa pedra no caminho da nação respectivamente em 2002 e em 2008, com os presidentes Hugo Chavéz e Evo Morales utilizando o sistema que Cuba organizou em 1961.


Fortalecimento das estruturas de defesa do Estado democrático.

Contrariamente ao seu antecessor, Lula não permitiu o engavetamento de processos e CPIs contra seus compartidários, e isso resultou em muitas ações da Polícia Federal que resultaram em quedas de vários corruptos que corrompiam o governo e isso significou um grande salto para a democracia. Seguir essa linha de defesa do eleitor, sem interferências do poder executivo nas investigações já dará a o novo governo um diferencial positivo, bem como democratizar o poder judiciário, acabando com a intervenções do executivo q indica um ministro, quando estes deveriam ser eleitos pelos demais magistrados.



Daniel Gaspar

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Glória a Morta Memória - Rascunho de Poema Publicado

Ao País que Sonhamos...
aos sonhos que perdemos....
A vida que queríamos...

Aos Medos que não são nossos...
As vidas não tivemos...

As Noites perdidas
As organizações esquecidas
e a hierarquia desperdiçada....

Esquecer nosso passado
e Perder o Futuro
Mas quem Finalmente pagará
pelo o que foi dito?
Quem vai receber nossos descuidos
e concertar nossos erros?

Glória a Morta Memória.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Teoria da Proporcionalidade do Uso da Força


No mundo da filosofia, grandes pensadores deram base ao que nós chamamos de Estado ou governo. Homens como Rousseau, Locke e Hobbes em seus escritos idealizaram as bases da legitimidade de um governo e até onde ele poderia chegar. Apesar de suas divergências profundas, todos concordavam plenamente e um ponto: o Legítimo Uso da Força pelo Estado.

O Estado é o detentor legitimado pelo povo para usar a força, por tanto apenas este pode se manisfestar de forma violenta, para manter a Ordem. Essa Prática se materializa nas Forças Armadas, que defendem a República, e nas Polícias, que zelam pela ordem e pela segurança dos cidadãos de um determinado Estado.

Mas contudo há um momento em que o estado perde o direito do uso da força, para Locke, quando o estado deixa de cumprir com o seu papel de defensor e de protetor, bem como com as demais obrigações de saúde, educação e dignidade, o povo adquire para si a legitimidade do uso da força para que possa destituir este governo por outro que faça o Estado cumprir suas obrigações.

Mas com a evolução da sociedade, percebemos que as ações policiais e militares também estão sub julgo de outra força para sua legitimação: A Proporcionalidade. Este conceito nos diz que quando o Estado é atacado ele deve revidar na mesmo intensidade, sem cometer excessos, típico de um governo despótico, ditadura e sem ser muito piedoso, característica de um Estado fraco e corrupto.

Quando o vemos as tropas do batalhão de choque invadindo uma penitenciaria em que os presos se rebelaram, temos a certeza que a ordem será recuperada e a ação é legítima, afinal o Estado fora desafiado por estes criminosos e agora ele está apenas revidando a ação. Porém quando as tropas do Choque invadiram o Carandiru e deixaram mais de 900 mortos entre presos rebeldes que estavam desarmados e já haviam se rendido o grande criminoso, aos nossos olhos, passa a ser o Estado que usou uma força desproporcional contra os detentos, deixando de cumprir com seu papel de defensor da vida.

Ainda nessa lógica quando o Governador do Estado de São Paulo, o mais rico estado da federação, vai até uma cela de presídio fazer um acordo com o líder do PCC para que pare com os ataques ao Estado que em 3 dias já se somavam 260 ações, temos a impressão de que a força foi desproporcional e o estado foi fraco demais, demonstrando fragilidade e transmitindo insegurança a seu povo.

Mais recentemente no Rio de Janeiro, duas organizações criminosas(Comando Vermelho,CV, e ADA, Amigos Dos Amigos) iniciaram um ataque imenso contra o Estado, queimando ônibus, matando pessoas e espalhando o terror pela capital fluminense, inspirados pelo exemplo paulista e pelas enormes perdas econômicas geradas a partir da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora(UPP), mas para azar dos traficantes o Estado comprou a briga, utilizando toda a sua força policial e ainda com reforço de tropas federais(Exército, Marinha, Aeronáutica), isso fez os criminosos recuarem, mas ai vem sempre a pergunta: “Se sabiam disso tudo, por que essa ocupação não foi feita antes???”, o estado como centro da ordem só pode responder a ataques, não pode usar da violência sem ser provocado para tal, por isso o uso de tanques de guerra é aceitável neste caso, porem se em uma manhã, sem motivo nenhum aparente o complexo do alemão acordasse cercado pelo exército e pela polícia revistando pessoas indiscriminadamente e avançando sobre uma comunidade sem nenhum motivação direta, o estado estaria sendo despótico, usando da força sem legitimidade, indo contra as liberdades individuais e coletivas asseguradas a todos pela constituição e pelo o que Rousseau chama de Contrato Social.

Por causa da proporcionalidade é que quando um policial revista um cidadão sem motivo ou usando de força desnecessária é que podemos acusa-lo de abuso do poder e coloca-lo como criminoso, porém, quando em uma troca de tiros um militar acerta e mata um de seus alvos ele pode ser visto até como herói.



E assim é basicamente a Teoria da Proporcionalidade do Uso da Força.

sábado, 20 de novembro de 2010

Ode à Noite

Não sei fazer poesia, infelizmente... ou não....

Minha mente trabalha na prosa, na prosa desta noite, tão doce, fria, tão quente e sedutora.
Quem me dera viver na noite a cada dia, curtir a liberdade da escuridão e seus mistérios.
Ah, a noite, a companheira perfeita para a solidão e para a companhia, nela tudo tem seu sentido, a dor é mais intensa e a alegria mais verdadeira, o amor é mais puro e o ódio mais cego.
A noite... mãe de todas as canções, todas as notas, pai de todas as poesias, dos jovens tuberculosos que cospem sangue de tanto amar, da juventude que sonha e daqueles que nada mais querem.
Noite dos amigos, dos amores e dos amantes....

traga a luz para aquilo que o dia esconde, nos deixe ser apenas humanos, nos permita libertar tudo o que a luz do dia encobre e que a hipocrisia não aceita.... Querida Noite, que me trás a lembrança da amada e em outro copo de uísque mergulha minha sanidade em parceria com meu coração shakespeareano, árcade, surreal, niilista, romântico, moderno, contemporâneo, todo teu e dela...

Feliz a morte em teus braços e a vida em tuas veias....

Seja apenas você, e deixe que o resto é com cada um de nós, perdidos em teus segredos... Duas, três, quatro, cinco ou seis horas, não importa pois tudo é perfeito até o sol chegar.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Macartismo e o Ensino Médio.


Ao longo de minha vida e muitos livros lidos desenvolvi uma verdadeira paixão pelo mundo humano, pela organização da humanidade, seus conhecimentos e sua história, talvez exatamente por isso, nesta noite percebo o quanto é desprazeroso ir ao colégio todas as manhãs...Vou explicar...

Quando era do ensino fundamental, esperava ansiosamente ser secundarista para poder aprofundar-me no mundo científico, debater os grandes filósofos e suas teorias, estudar a fundo as transformações históricas que dão origem ao nosso mundo, Doce ilusão de criança não é? Mal sabia eu que em pouco tempo teria todos os valores que tanto cultivei resumidos ao ostracismo didático, afinal as aulas de física, matemática e química preenchem a maioria absoluta da matriz curricular e os demais conhecimentos da humanidade, que fiquem nos livros para quem quiser ir atrás.
Nos últimos dois anos em especial a organização dos conteúdos de sala tem reduzido ainda mais minha autonomia de busca do conhecimento.... Fórmulas, contas, números novamente sendo postos cada vez mais acima das pessoas. Mas de que adianta isso? Não valorizar o potencial de cada um, pois todos deviam ter apenas um potencial específico?

De que adiantam tantos números se eles nunca expressarão realmente o que quer dizer 20 pessoas disputando uma vaga em uma universidade pública, 1800 histórias de vida diferentes, emoções, reações, razões, sonhos e motivos diferentes disputando as mesmas 90 cadeiras que devem ser o início de uma nova grande história...? Quando resumem nossas pessoas em núm
eros aumentam o desrespeito pela vida, afinal para alguém que nunca esteve em uma zona de guerra ou viu uma vida ser ceifada por uma bala, saber que no Iraque já morreram mais de 700 mil civis é apenas uma informação triste, pois não consegue dinamizar quantas pessoas morreram em vida com cada uma delas, e nem o quanto de cultura perdemos em cada bombardeio e certamente só se assustam por causa do número de zeros que possui esse número, mas se colocassem essa informação em potenciação nem iriam notar a escrita em uma pagina na internet, um verdadeiro eufemismo...
Quando a vida é lida por números, do jeito que o sistema de ensino nos incentiva a fazer, a realidade fica mais longe de nossa compreensão, afinal não importa se foram 70 mil ou 700mil ou 7, nada justifica os crimes cometidos pelo dinheiro, pelo menos na visão humana... Afinal para os números é válido o massacre tendo em vista os lucros, é a teoria do "Mal Necessário" que eles seguem sem saber da existência. Camarada Stalin, líder da União Soviética durante a segunda guerra disse de forma sábia o que podemos aplicar a este caso. " A Morte de uma pessoa é uma tragédia, a de milhões é estatística!"

Resumidamente, a única filosofia que os numeristas, responsáveis pela desvalorização do senso de humanidade, conhecem é o Macartismo, que prega a caça as bruxas, mas quem são elas neste caso? todos os que se recusam a apenas calcular, a assemelhar-se a máquinas, e incentivam nos demais a busca pelo conhecimento e pela verdade, seja lá qual for ela... Mas como exatamente eles podem calar tantas bruxas? reduzindo as horas tradicionais de estudo destes, de contato com os seus mestes, invadindo seu particular pra os obrigar a reproduzir o conhecimento numerista em horário inicialmente livre, ridicularizar os conhecimentos e nossos valores humanos, incentivando preconceitos e dogmas favoráveis ao sistema.

Mais uma face daquilo que Marx chama de alienação...
Já chegando perto das duas da manhã me da nojo saber que terei de ir ao colégio amanhã cedo para confirmar tudo o que escrevi hoje... Minha única vontade era de me trancar aqui em casa, e apenas, estudar, ter o prazer do conhecimento uma vez mais, o prazer de apenas ser livre para estudar.Daniel Gaspar