terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Agressão, Decepção...MR8/Multirão/ UCES

Depois de certo tempo de militância do Movimento Estudantil, nos acostumamos com todos os tipos de situação, problemas internos de bancada, problemas com opositores, acirramento de entenreces com aliados, mas nos acostumamos a resolver tudo com política e diálogo.

No retorno do Vitorioso e glorioso 38º CONUBES em uma determinada parada de ônibus, houve um destes devidos "Problemas", porem entre aliados. Vamos começar do princípio.

Em 2006, foi realizado o Ultimo congresso da gloriosa União Catarinense dos Estudantes Secundaristas(UCES), na qual foi reeleito Jorge Moraes (nos tempos MR8) para presidente da entidade, em uma mega coalizão, JPS, UJS, JSB,JS-PDT e outras. Pelo estatuto deveria ser realizado novo congresso no ano de 2008, porem com a base enfraquecida, o presidente Jorge Moraes não chamou a organização do Congresso. E nisso iniciou um acirramento feroz entre nós, da UJS e os nossos amigos do MR8. Passamos um ano e meio pedindo congresso enquanto isso fortalecemos nossa base no estado, construimos Umes e trabalhamos dentro dos colégios. No dia, 30 de Outubro de 2010, uma devida sexta-feira, nós da União da Juventude Socialista, fomos informados que fora registrada uma Ata de um CEEGs(Conselho Estadual da Entidades Gerais) da UCES, ata que além de prorrogar o mandato da atual "Gestão", também atacava a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas(UBES), uma incoerência completa, uma vez que a devida força que cartoriza a UCES é uma das grandes forças dentro da UBES e inclusive é aliada NACIONAL da Força que lidera a UBES, ou seja, aliada incondicional de nós da União da Juventude Socialista. O pior de tudo foi que a ata foi registrada com entidades cartoriais e que nem existem, em quanto isso as outras forças políticas não foram nem convidadas ao CEEGs, Nós da UJS, repito, Aliados nacionais, fomos excluídos mais uma vez do processo, Caracterizando o fechamento político da entidade nas mãos da hoje, JPL(ex-MR8).


Em resposta, na Etapa Estadual do Congresso da UBES, dia 31 de Outubro), aprovamos uma comissão pró-uces, uma comissão, Supra-ideológica que irá organizar o congresso da entidade em 2010, exatamente por causa da queda da confiança em um grande aliado.

Agora o principal. A Agressão

No retorno do Congresso da UBES em BH, em que a UJS e o MR8 comemoraram juntos mais uma grande vitória pelo futuro de nosso povo, cerca de 15 ditos Militantes da JPL, liderados PELO PRESIDENTE DA UCES, JORGE MORAES, AGREDIRAM um Militante da UJS no banheiro de uma parada de ônibus, Palavras de Baixo nível, xingamentos diversos, chutes e socos contra a cabeça de nosso militante indefeso, contra quinze covardes agressores.

Tratos e Alianças a parte, nos perguntamos o que podemos realmente esperar de quem bate em estudante?

Como uma pessoa que se diz representante dos estudantes, pode liderar um ataque covarde deste e ainda emitir em nota Ser CONTRARIO ao PASSE-LIVRE?

Nós como, força de Jovens Organizada, Exigimos uma retratação e uma punição devida a todos os envolvidos e principalmente os coordenadores que incentivaram o Ato.

Triste e Decepcionante!

2010 está vindo, e forças serão novamente medidas, porem desta vez, no campo político.

Desejo o Melhor para todos e isso inclui que a confiança entre as nossas juventudes seja resgatada, para que Santa Catarina possa contar com essa aliança tão vitoriosa em toda a nação.

Fica o repúdio de um Estudante, de um Militante e de uma Organização!



Daniel da Costa Gaspar
Diretor de Movimento Estudantil Secundarista
União d Juventude Socialista-SC




Foto da Chapa Vitoriosa no ULTIMO congresso da UCES, em 2006
Da esquerda para a Direita, o Secundo é Felipe Fernandez, Militante da UJS Eleito, Vice-presidente da gestão 2006-2008, atualmente presidente do Diretório Acadêmico do Norte da Ilha (Dani) na Unisul, está próximo de se formar no Curso de Relações Internacionais da Referida Universidade. ao lado dele, segurando sua mão, está Jorge Moraes "presidente" da UCES.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Apenas uma reflexão direta sobre Lula....


Sempre me perguntam com forte endagação se gosto do Lula ou do PT....esse texto explica mto bem o que penso de forma simples e direta. Leiam com Atenção

Saudações Comunistas!

Lula? quem é o Lula?


* FHC, o sociólogo, entende de sociologia tanto quanto o governador de São Paulo, do PSDB, José Serra, entende de economia.

*Lula, que não entende de educação, pois a oposição e a mídia o classificam como analfabeto e burro, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos e ainda criou o PRÓ-UNI .


*Lula, que não entende de finanças, nem de contas públicas elevou o salário mínimo de 64 para mais de 200 dólares e não quebrou a previdência, como afirmava FHC.


*Lula, que não entende de mulher, nem de preto, colocou o primeiro negro no Supremo Tribunal Federal (desmoralizado por brancos), colocou uma mulher no cargo de primeira ministra e vai fazê-la sua sucessora.

*Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis à condição de consumidores.

*Lula, que não entende de economia, pagou as contas de FHC e zerou a dívida com o FMI.

*Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo... mas o PIG (Partido da Imprensa Golpista), que entende de tudo, acha que não.

*Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país a liderança mundial de combustíveis renováveis.

*Lula, que não entende de política, quebrou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e se integrou ao G-8.

*Lula, que não entende de política externa, nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu, mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul e especialmente para o vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista, tem trânsito livre com Chaves, Fidel, Obama, Evo, etc....

*Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha e afrontou nossa fidalguia branca de olhos azuis.

*Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC, antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir e hoje (o PAC) é um amortecedor da crise.

*Lula, que não entende de crise, mandou abaixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde no trimestre.

*Lula, que não entende de português, nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais, é respeitado como uma das pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual.

* Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha uma empatia e uma relação direta com Bush, notada até pela imprensa americana. E agora já tem a empatia do Obama.

* Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador, é amigo do tal John Sweeny e entra na Casa Branca com credencial de negociador.

*Lula, que não entende de geografia, pois nunca viu um mapa, é autor da mudança geopolítica das Américas.

*Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.

*Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas, faz história e será lembrado por um grande legado dentro e fora do Brasil.

*Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos Palestinos para dialogar com Israel.

Quarta-feira, 22 de abril de 2009.

Pedro R. Lima, professor

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Uma Nova UCES, Um Novo Movimento Estudantil, Uma Nova Santa Catarina!




Desde o dia 27 de Setembro um novo ar se espalha por Santa Catarina, ares novos, de mudança, de organização e até com um gostinho de revolução....

No 31 de Outubro foi iniciado um grande processo que já mobiliza mais de 25 mil jovens por todo o estado, no momento exato em que todos os presentes na etapa estadual do 38º Congresso da UBES disseram, "Queremos a Nossa Entidade de Volta! A UCES TEM DE VOLTAR PRA CASA, PARA O BRAÇO DOS ESTUDANTES!", iniciava o processo de reconstrução de uma das mais importantes entidades estudantis no Brasil, a já Gloriosa por sua história, União Catarinense dos Estudantes Secundaristas (UCES). Algumas semanas depois, apesar das antigas forças pró-reacionarias que "dirigiam" nossa entidade espernearem muito, estamos nas ultimas semanas de um processo histórico, vamos concretizar a MAIOR BANCADA CATARINENSE NA HISTÓRIA DOS CONGRESSOS DA UBES. Isso sem falar na mobilização para a construção de várias entidades reais e de luta para o povo catarinense e a Continuidade da Luta em grandes centros como Chapecó que mais uma vez se mostrou firme na luta pelos direitos da Juventude ao Eleger a jovem Bárbara presidente da grande UMES-Chapecó!

Porém nesses meses a revolução caminha além do movimento secundarista. A mudança já arrasta a Massa pelas universidades Catarinenses, UNOESC - Joaçaba, UNOCHAPECÓ, Univille-SBS, Univille - Joinville UNISUL, UDESC-OESTE, são as Primeiras conquistas de uma falange que vem pondo pra correr os falsos movimentos q se resumem em festa falar mal dos outros. O desespero de certas forças é tão grande q em Joaçaba, após as urnas contarem incrivelmente 825 votos pró- movimento de luta e apenas 30 contrários, os derrotados invadiram a sala do DCE com um Taco de Baseball para tentar impedir a democracia....Ora "amigos" Democratas, entendemos a forte ligação de vocês com a Arena, mas os tempos são outros, hoje a força que vale é a do argumento e da voz ativa e não do braço. Para eles apenas sobrou amargas mais derrotas humilhantes como em Chapecó, semanas depois, onde com mais de 1200 votos a Chapa "acorda DCE", defendida pela UJS, condenou a deireitalha a sair de mansinho pelos fundos do processo com menos da metade nos votos da chapa de luta.

Agora é hora de intensificar a luta e começar a engrossar o discurso pela juventude, é hora de dizer que a educação que queremos é a de maior qualidade para todos, dizer que o transporte tem que ser público, de todos para todos, e não aceitar que um pequeno grupo se favoreça da necessidade do povo, reafirmar que cultura é para todos e que direitos não podem ser negados, meia entrada é lei, não é favor! Temos que fortificar o Coro pela não privatização da celesc, garantir na rua o investimento de 50% do pré-sal na educação, devemos cutucar a ferida dos conservadores e gritar em bom tom, Diversidade sexual, eu Aceito e Eu RESPEITO! chegou a hora de tomarmos a frente novamente das lutas no estado, garantir a juventude que seja ouvida e ao povo seus direitos, Lutar pelo direito de ter direitos!

Agora não tem freio, não tem modo de parar, a Falange Revolucionária da UJS será a defesa do povo catarinense e a certeza de um amanhã melhor, com sol e sombra para todos, um amanhecer justo e democrático, verde e amarelo, o amanhecer da eterna Primavera Socialista!

Pela reconstrução da União Catarinense dos Estudantes Secundaristas!

Rumo a Grande vitória no congresso da UBES!

Uni-vos !!


Daniel da Costa Gaspar
Diretor de Movimento Estudantil Secundarista
União da Juventude Socialista - SC