sábado, 13 de março de 2010

Rascunho Públicado - São Paulo


No Fim de semana passado, (06 e 07 de março) estive em São Paulo em atividade da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Sampa é a cidade da controvercia. A Cidade mais rica do Brasil está lotada de moradores de rua, nao há como negar que a lei do caos se sobrepõe a simples vida humana. A cidade de tanta cultura e tanta beleza ataca seus próprios filhos com guetos de pura exclusão... passar quatro dias em São Paulo é conhecer a ideologia do "Cada um por si, deus contra todos" da maneira mais direta.

A Cidade composta de pessoas de bom coração, como conheci, fica escondida atrás da cidade dominada pela incerteza. Incerteza da próxima esquina, da desconfiança, afinal nesta grande capital, você é apenas aquilo que você pode pagar e não pode pagar pouco...

A Sampa dos novos baianos, eternizada na voz de Caetano, foi de certo arrastada de uma vez na ultima enchente, depois de depenada por tucanos azuis sem escrúpulos, que deixaram a cidade suja, pobre, rica e cada dia mais cinza...

Cinza é o olhar das pessoas na falta de esperança de uma cidade mais humana... a cidade dos carros, prédios, telefones, rádios, raios e asfalto, esqueceu-se da música, da liberdade, do ar puro, a cidade se esqueceu das pessoas que nela vivem... lembra-se apenas das cifras que elas carregam juntas.

No tempo em que estive sob sua garoa, me apaixonei por suas luzes e me decepcionei suas ruas.

Talvez o povo paulistano tenha sa acostumado tanto a esta vida de boi que não importa mais. O caos, a violência, a tristeza em cada rosto, o anonimato dos sentimentos e das pessoas, bem como a pobreza e por consequencia a concentração de renda não incomode mais a serenidade do dia a dia. e por essas e outras que continuam elegendo aqueles que pregam a ideologia do caos, e continuem votando nos assassinos da identidade Paulistana.


Daniel Gaspar

7 comentários:

  1. Belo texto!
    Realmente, é uma cidade bela!
    Pena que está sendo tratada de forma inadequada, e a população não faz nada para mudar essa realidade. Pois acreditam que isso é melhor pra eles.
    Uma pena que pensam assim...

    ResponderExcluir
  2. é lindo a capacidade que você tem de tornar tudo poesia, texto lindo.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BEM RELATADO, PARECIA Q ENQUANTO LIA EU ESTAVA LA!! É UMA PENA MESMO QUE A POPULAÇAO NAO FAZ NADA PARA MUDAR ESSA CIDADE!

    ResponderExcluir
  4. Então Infelizmente esse não é Um Problema apenas De São paulo Mas Dos sistemas Financeiros Dos países é lá Onde as Pessoas mifram Com uma Ilusão , é Lá onde fica As elites Financeiras, é Lá Que essas Elites Fazem Uma nefassta Classe media Com A ilusão Capitalista De Enriquecer E Ganham As eleições E é Sempre nesses Centros que a luta Tem De Ser mais intencificada E é onde é mais Dificil

    ResponderExcluir
  5. Dan concordo com o teu pensamento e fico muito feliz da forma que vc coloca as coisas meu benhe...

    ResponderExcluir
  6. O capitalismo se apodera da consciência do homem e assim produz o genocídio da cultura, pois essa seria a principal arma de libertação do homem, sem direito de formar uma consciência crítica a violência se institucionalizada, provocando a cegueira coletiva diante do caos, que só alguns consegue ainda enxergar. Parabéns Dan pelo belo texto,expressando muita sensibilidade para a questão social brasileira.

    ResponderExcluir
  7. São Paulo. Cidade Contradição. Cidade dos arranhas ceus, que encharga e afoga os que estão no chão. Na cidade dos 10°, sofrem de calor com o aperto nos trens que transportam 5 milhoes de trabalhadoras e trabalhadores/dia. Policia mais bem equipada para segurança do povo,é que mais mata a juventude na porta de sua casa. Reflexos do conformismo dos paulistanos? Nunca será! Se organizam e reivindicam melhores condiçoes de sobrevivencia, mas a policia solta bomba, e atira no cidadão de direito. O povo está cansado, mas sua luta ainda é cotidiana, luta pra paga o arroz, o bilhete do metro,e os os altos impostos. Mas os tucanos são como lodo. São os NeoDitadores: no lugar da censura:lei da cidade limpa; no lugar do Policia Politica :lei do silêncio; No lugar da tortura: Desemprego; No lugar do exilio: Monopolio da mídia , que isola o povo , e os infla de mentiras. Onde estiver ela estará enganando você! 24 anos de PSDB em São Paulo, 24 anos de arame farpado enrrolado no trabalhador, aqueles que tentaram se emancipar, você se depara ao caminhar pela na Ipiranga, com a Av São Joao, hoje nao mais cantada pela bossa nova, mas pelo Racionais como a cracolândia. Por isso tudo, as forças progressistas neste cenario historico de amadurecimento da unidade politica nunca visto, cumpre um papel decisivo. De que? vocês já sabem.

    Dan grande abraço de sua camarada paulista. Dandara Cecília

    ResponderExcluir