terça-feira, 7 de setembro de 2010

German´s Pride.


Hoje dia 7 de setembro, independência do Brasil, é o dia mais importante do calendário nacional, pois marca o inicio da nação brasileira, e de 1822 até hoje, muitos lutaram, morreram, idealizaram, sonharam e sofreram para que estejamos hoje aqui com todas as regalias de uma nação lider no hemisfério Sul, candidata a potência mundial, democrática, livre e auto-governada. E por isso não dedicamos apenas um dia para a pátria e sim uma semana inteira para tudo o que ela representa.

No dia 11 de setembro irá iniciar uma das festas mais tradicionais de cultura Alemã em Santa Catarina, a Schlachtfest. Pra quem não conhece são bento do sul, é uma cidade de colonização polonesa, italiana, ucraniana, mas principalmente Alemã e por isso a importância e a força desta festa. O que me leva ao motivo desta postagem, não a festa e sim um acontecimento de hoje.

Hoje fui ao shopping almoçar com minha familia e me deparei com imensas bandeiras, nas cores nacionais da Alemanha, que cobriam o shopping todo, quase como em um daqueles discursos de hitler com bandeiras a todos os cantos, cartazes sobre a culinária alemã e tal. Não tenho nada contra as demonstrações culturais de qualquer povo, e admiro muito os que preservam suas raízes. Mas me incomodou profundamente ver o shopping totalmente vestido de Alemanha e nenhuma referencia a independência desta nação que os imigrantes alemães ajudaram a construir.
Por que? por causa de uma festa? Ou será que estes são mais alemães que brasileiros? Certamente tem gente que vai gritar que sim, mas gosto de lembrar que estes formaram suas riquezas, graças ao povo brasileiro que os acolheu de braços abertos, graças aos terrenos que o governo da época preferiu dar aos imigrantes do que aos caboclos da região, e se estes são mais alemãe que brasileiros, que deixem pra trás tudo o que foi costruido, pois afinal foi feito com suor tupiniquim e voltem para a amada Alemanha, que os mandou embora por nao ter condições de cuidar destes filhos, que viraram bastardos e foram acolhidos, cuidados e alimentados por outra mãe: o Brasil

Não posso admitir que nossa indepencia seja encarada apenas como um desfile mal prestigiado e ainda obrigatório enquanto um centro economico se veste a estrangeiro para comemorar a quantidade de chopp que nosa população consegue ingerir, mas também acho muito comico, pois estes orgulhosos arianos continuam preferindo a nike a adidas, Nova York continua sendo seu destino favorito, falam muito mais inglês do que alemão e confundem preservação de cultura com preconceito outros brasileiros, pois estes se consideram mais puros e mais trabalhadores que os demais, porem abrem suas lojas as 9, 10h todos os dias, fecham para o almoço e as 18h nao se compra mais nenhum sapato.

Na época da copa a cidade se vestiu de verde e amarelo e agora, na semana da independência, cobriu-se de amarelo, preto e vermelho.

Fecho lembrando a todos que isso não é um ato de preconceito com os alemães e menos ainda a sua colônia linda em nosso território, dirijo aos que pensam que podem passar sobre o fato de serem brasileiro. E faria o mesmo com qualquer um que fizesse o mesmo, mesmo os portugueses e espanhóis que me dão o sangue que corre em minhas veias.

Um Desabafo Necessário.

Feliz 188 anos de Independência histórica e uma boa 28a. Schlachtfest a todos! Afinal, vamos comemorar, pois Somos Brasileiros!

6 comentários:

  1. Mais nêne, tuuudo nois temo sangue de alemón nas veia ne? somo tuuuto taaum alemón quanto brasileiro ne? patata pra toto mundo - ta parei de gracinha, falando sério agora. Patriotismo de modo geral no Brasil está sumindo, claro, sempre existem as excessões mas já não existe o mesmo vigor, a mesma paixão pela patria que ja vimos em varios momentos da história brasileira.
    E de modo contraditório: sabe o que é o mais bonito do Brasil, da pátria brasileira? É justamente essa miscigenação de culturas, cores, raças, crenças... é isso que torna o Brasil tão bonito, tão único.
    Sendo assim, homenagear ao Brasil é homenagear todas as culturas presentes nele, então por que para as pessoas é tão dificil prestigiar um desfile, um dia, uma bandeira da nossa mãe, do nosso Brasil e é tão facil cultuar, venerar, festejar e sei la o que mais uma bandeira que de certa forma é completamente estranha a nós?
    por que não a bandeira brasileira?

    E fim, perguntas que nunca vou ter resposta.
    Dan, maninho querido, excelente texto.
    Ótimo fim de noite pra ti, e feliz dia da independência!!

    ResponderExcluir
  2. Dan, falando não só como amiga, mas como militante e admiradora do teu blog e do teu jeito de escrever, posso dizer que nesse post você tbm não deixou a desejar. Caramba! Concordo com tudo isso. É simplesmente inaceitável a lertargia, a inércia, que festas como estas ou o carnaval, ou a copa, provocam nas pessoas. Verdadeiro pão e circo. Pensar criticamente e politicamente é raro hoje em dia. Aliás, li a pouco que foi registrado numa pesquisa, que hoje uma das primeiras palavras que as crianças brasileiras aprendem a falar é "compra". É, essa nossa realidade de consumo sufoca qualquer nação, qualquer cultura.

    ResponderExcluir
  3. caramba Amanda, essa tua da "compra" me surpreendeu Oo

    ResponderExcluir
  4. Seu defeito é ser FLAMENGUISTA meso :D

    ResponderExcluir
  5. minha Maior Glória é Ser Flamenguista =D mesmo

    ResponderExcluir