quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Rio Grande do Sul - Ai Vou EU!



Muitas vezes desacreditamos que possam existir forças ocultas tão fortes... o que quero dizer com isso?

Hoje o estado de Santa Catarina bate recordes, é o 4° estado com maior numero de jovens em idade universitária(18 a 24 anos) sem estudar, possui uma universidade estadual que nem possui o curso de Direito, possui um dos maiores abismos sociais do país e consequentemente uma das maiores concentrações de renda. A nossa região metropolitana tem mais favelas, porcentualmente, do que o Grande Rio(Floripa 18%, Rio de Janeiro (12%). Os colégios Estaduais estão todos bem pintados, mas o plano de carreira dos professores é o pior da região Sul( um professor que ganha no Paraná 1400 reais, aqui ganharia 820), a Polícia é mal equipada(exceto gás lacrimogeneo que sobra pr reprimir manifestação), é o maior mercado de drogas da região Sul(tanto que chamou atenção do PCC que fundou nos nossos morros o PCSC), sem contar que os catarinenses tem um dos planos de saúde mental mais atrasados do Brasil. As maiores tarifas urbanas de transporte em pequenas e médias cidades, nossa capital tem a segunda maior tarifa de ônibus do Brasil(atrás somente de Brasília), o Maior ICMS(Imposto Circulação de Mercadorias e Serviços prestados), a maior carga tributária da federação, um dos maiores custos de vida por conta disto tudo. Problemas com trabalho escravo, tortura nas prisões, não existe reconhecimento do poder público para com as entidades de representação popular. Um índice de evasão escolar absurdo, uma produção cultural e consumo cultural pífeo. E ATÉ nosso banco estadual só ainda é público porque o Banco do Brasil comprou, pois nosso governo conseguiu Falir o Besc.
Fatos que fazem, infelizmente, nosso estado ser esquecido pelos demais. Temos números maravilhosos na economia, mas ela sozinha acaba tendo que sustentar nosso IDH sueco.

Esses fatos só são possíveis graças ao descaso estatal com Educação, Saúde, Esporte, Meio Ambiente, transporte e etc. Mas o que posso fazer, se o povo catarinense, mesmo sofrendo tudo isso, reelege esse projeto político destrutivo no estado com 52%? Projeto político que queria até passar sobre a república pra diminuir a mata ciliar de 30 metros para 7 metros, mostrando que nem com o meio-ambiente, que todos defendem, eles tem respeito.

Uma claríssima manipulação da mídia televisionada, escrita e falada, aliada a uma série de preconceitos divulgados até a total impregnação em nossa população, um desrespeito total pelo indivíduo e suas particularidades, pelas ações populares e ainda uma a divisão do poder entre os 3 partidos vindos da ARENA dos militares (PSDB-PP-DEMo) e o PMDB mais irreconhecivel do Brasil, fazem esse estado que descrevi acima...




O jeito é colocar uma bombacha, tomar um bom chimarrão e descer ao Rio Grande, onde quem erra Sai, né tia Yeda?



Daniel Gaspar

2 comentários:

  1. Boa, Dan.
    Não há o que comentar quanto ao seu texto. Mais claro, impossível.

    A maioria catarinense fez uma eleição suicida.
    O que podemos ver aqui é uma falta de conhecimento sobre as estatísticas do próprio estado. Quem é que sabe desses números aí? Muito provavelmente, a minoria, que votou em Ideli e Ângela. Raimundo não se elegeu somente com as elites.
    O que também quer dizer que a oposição não fez o seu papel. Quando deveria estar melhor organizada num trabalho forte de politização. Nas escolas, com os vizinhos, no corpo a corpo.
    Houveram trabalhos da oposição que foram intensificados nessas eleições. Mas de maneira isolada. Não foi algo notável na totalidade.
    A luta agora é organizar, como citado acima, e conquistar voto a voto a eleição de Dilma.

    Em tempo, a idéia de ir pro Rio Grande é bem plausível...

    ResponderExcluir
  2. Isso meio que me lembra do pessoal daqui de SP que clama por mundanças, e mesmo assim votaram no PSDB, que agora completará 20 anos no poder.

    ResponderExcluir