terça-feira, 7 de setembro de 2010

German´s Pride.


Hoje dia 7 de setembro, independência do Brasil, é o dia mais importante do calendário nacional, pois marca o inicio da nação brasileira, e de 1822 até hoje, muitos lutaram, morreram, idealizaram, sonharam e sofreram para que estejamos hoje aqui com todas as regalias de uma nação lider no hemisfério Sul, candidata a potência mundial, democrática, livre e auto-governada. E por isso não dedicamos apenas um dia para a pátria e sim uma semana inteira para tudo o que ela representa.

No dia 11 de setembro irá iniciar uma das festas mais tradicionais de cultura Alemã em Santa Catarina, a Schlachtfest. Pra quem não conhece são bento do sul, é uma cidade de colonização polonesa, italiana, ucraniana, mas principalmente Alemã e por isso a importância e a força desta festa. O que me leva ao motivo desta postagem, não a festa e sim um acontecimento de hoje.

Hoje fui ao shopping almoçar com minha familia e me deparei com imensas bandeiras, nas cores nacionais da Alemanha, que cobriam o shopping todo, quase como em um daqueles discursos de hitler com bandeiras a todos os cantos, cartazes sobre a culinária alemã e tal. Não tenho nada contra as demonstrações culturais de qualquer povo, e admiro muito os que preservam suas raízes. Mas me incomodou profundamente ver o shopping totalmente vestido de Alemanha e nenhuma referencia a independência desta nação que os imigrantes alemães ajudaram a construir.
Por que? por causa de uma festa? Ou será que estes são mais alemães que brasileiros? Certamente tem gente que vai gritar que sim, mas gosto de lembrar que estes formaram suas riquezas, graças ao povo brasileiro que os acolheu de braços abertos, graças aos terrenos que o governo da época preferiu dar aos imigrantes do que aos caboclos da região, e se estes são mais alemãe que brasileiros, que deixem pra trás tudo o que foi costruido, pois afinal foi feito com suor tupiniquim e voltem para a amada Alemanha, que os mandou embora por nao ter condições de cuidar destes filhos, que viraram bastardos e foram acolhidos, cuidados e alimentados por outra mãe: o Brasil

Não posso admitir que nossa indepencia seja encarada apenas como um desfile mal prestigiado e ainda obrigatório enquanto um centro economico se veste a estrangeiro para comemorar a quantidade de chopp que nosa população consegue ingerir, mas também acho muito comico, pois estes orgulhosos arianos continuam preferindo a nike a adidas, Nova York continua sendo seu destino favorito, falam muito mais inglês do que alemão e confundem preservação de cultura com preconceito outros brasileiros, pois estes se consideram mais puros e mais trabalhadores que os demais, porem abrem suas lojas as 9, 10h todos os dias, fecham para o almoço e as 18h nao se compra mais nenhum sapato.

Na época da copa a cidade se vestiu de verde e amarelo e agora, na semana da independência, cobriu-se de amarelo, preto e vermelho.

Fecho lembrando a todos que isso não é um ato de preconceito com os alemães e menos ainda a sua colônia linda em nosso território, dirijo aos que pensam que podem passar sobre o fato de serem brasileiro. E faria o mesmo com qualquer um que fizesse o mesmo, mesmo os portugueses e espanhóis que me dão o sangue que corre em minhas veias.

Um Desabafo Necessário.

Feliz 188 anos de Independência histórica e uma boa 28a. Schlachtfest a todos! Afinal, vamos comemorar, pois Somos Brasileiros!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Prêmio Bizarro Eleições 2010





A cada eleição nos deparamos com o inacreditável e o bizarro e em 2010 não seria diferente, já tivemos uma propaganda do PSDB multada pelo TSE, onde o candidato tucano aparecia ao lado de Lula e vinculava os seus nomes como homens de luta. Vemos figuras grandiosas, de alto intelecto e compreensão política, como o candidato Tiririca(PR) que afirma em seu programa eleitoral que nem sabe o que um deputado federal faz e por isso é que ele é candidato, isso sem falar da Mulher Pera, Candidata pelo PTN,Partido Trabalhista Nacional, ao qual dou o prêmio Bizarro 2010, não pela candidatura da Mulher Pera, mas sim pelo partido.
O PTN é mais um dos nanicos que ninguém lembra, mas algo muito curioso chama atenção para esse partido, que faz parte da coligação governista, o seu símbolo é uma Vassourinha... Sim! a vassourinha do ex-presidente, eleito pela UDN(atual Democratas/PSDB/PP), Jânio Quadros, uma das figuras mais bizarras já produzidas pela política brasileira, não falo isso pela sua aparência "estranha" ou vesga, falo de um presidente que jogava talco nos ombros pra dizer que tinha caspa, pois "trabalhava incessantemente" pelo povo, de um presidente que era de super-direita, repudiava os comunistas do PCdoB, mas condecorou o grande Líder Guevara com o cruzeiro do sul (maior Honraria brasileira), em uma madrugada quando o revolucionário voltava para cuba, após visita ao Uruguai e reatou a diplomacia com países socialistas como a URSS.

Fatos bizarros também marcaram sua renuncia, com apenas 7 meses de governo, quando declarou que forças ocultas o forçaram a deixar o poder.., ora presidente forças ocultas externas ou vindas do senhor mesmo? O homem-símbolo do tal PTN, arquitetou um planos mais (outra vez) BIZARROS de perpetuação no poder que o Brasil republicano, marcado por golpes, já viu.

Jânio, enviou um de seus ministros até a câmara, na sexta-feira a tarde, quando, todos sabemos a maioria absoluta dos deputados já retornou aos estados de origem, com um pequeno e escroto bilhete dizendo "Eu Renuncio: Janio Quadros.", ao mesmo tempo que enviou o Vice-presidente eleito e membro da oposição, Jõao Goulart (lembrando que na época, votava-se para presidente e vice separadamente, então era possível um presidente do PT e um Vice do PSDB por exemplo) a CHINA e como a câmara não teria deputados o suficiente para votar a renuncia dele o Brasil ficaria sem comando até a segunda-feira seguinte, pelo menos, deste modo ele (Janio) teria tempo de voltar a SP, seu principal colégio eleitoral e cair nas graças do povo que pediria pela sua volta ao poder, e assim ele poderia assumir quase que facistamente o governo, mas não foi bem assim que ocorreu...

A informação vazou por algum canto para os ouvidos da oposição de que Jânio, tentaria a manobra acima descrita, e o líder do PSD, partido de ex-presidente JK, segurou todos os seus parlamentares em Brasília, juntamente com uma carrada de deputados do PTB, partido de Jango, que unidos tinham poder para votar a renuncia. Quando o Ministro de Janio, chegou ao parlamento se deparou com a oposição reunida e sorridente esperando-o pacientemente, ele fez o combinado e a câmara aceitou a renuncia, deu posse ao presidente da câmara até o retorno do vice voltar da China, e assim iniciou a crise política que anos mais tarde iria derrubar Jango e instaurar uma ditadura sangrenta de 21 anos comandada pelo exército e apoiada inicialmente pelo vassourinha, Janio Quadros.

Resumidamente, qual seria a plataforma de ações e de contradições de um partido que tem como grande herói o presidente mais Bizarro que já tivemos? o que eles querem dizer quando dão, para quem contribuir financeiramente com o partido, uma vassourinha de broche? será que suas plataformas de governo estão estruturadas de sete em sete meses? Será que os membros do PTN já descobriram qual foram as forças ocultas? Uma coisa é certa, o Tiririca (PR) pode até ser eleito pra deputado, mas o Premio Bizarro 2010 é do PTN, PARABNS!.

para quem quiser conferir o sitio nacional do partido é http://www.ptn.org.br

Daniel Gaspar

terça-feira, 6 de julho de 2010

Começou o Quebra-Canela!





Apita o juiz e começa mais um quebra-canela no estádio Marechal Deodoro. Se alguém ai pensa que este é mais um texto sobre Copa do Mundo está enganado, trata-se de algo mais violento e que certamente será decidido na raça: As eleições 2010.

Nossa copa de verdade começou hoje, com equipes muito fortes nas oitavas de final, 16 ao todo, porem apenas algumas são realmente favoritas ou devem se consideradas, são elas: Governistas, Elitistas, Verdinhos, ultra-esquerdistas, mais a esquerda ainda, e nem tanto a esquerda. Fizeram suas convocações e montaram suas seleções para esse embate, que como a cada 4 anos é sempre chamado de histórico.

Os Esquerdalistas racharam, como era previsto e formaram novos países para esta copa. Um deles, o PSOL, que se dizem ultra-esquerdistas, confiam no seu velho porem nada cansado capitão Plínio de Arruda Sampaio, forte nas divididas o velho Plínio já está na sua 30° copa, foi fundador do PT, deputado constituinte e tem um laaargo perfil de goleador. Apesar de sua equipe mostrar tanto vigor e determinação, poucos acreditam que eles possam passar das semis e perder a disputa de terceiro lugar, mesmo com o vigor da juventude militante aliada a experiência de seu capitão.

Uma das outras duas repúblicas formadas foi a dos Mais a Esquerda Ainda, atendem pela sigla de PSTU, que apesar de orgulhosamente troskos prometem não rachar até o próximo fim de semana pelo menos. Eles repetem a dose e saem sozinhos com capitão Zé Maria, pra quem sabe chegar aos 0,5% do eleitorado nacional e assim garantir uma vaga no congresso nacional, para que os seus rivais morais do PCdoB parem de ficar dizendo que a Conlute não passa de uma camisa com um banderão.

O ultimo País-filho, desse racha escroto, é os Nem tão a esquerda Assim, PCB. Que vive tentando dizer que tem mais de 80 anos, mas esquece do seu próprio passado pra isso... Então, alongo esse parágrafo pra conseguir alcançar nos meus caracteres o número de votos que certamente obterão na realidade.

Os verdinhos, prometem ser a grande novidade desta copa e até mesmo chegar a grande final da copa!!! Sua capitã, Marina Silva, trás propostas inovadoras, defesa da floresta, patrimônio nacional, reconstrução da indústria, educação ao mesmo tempo que nao admite Homossexuais em seu país, ou pelo menos não dialoga com eles. Eles, verdes, tem ainda por cima um acervo cultural grande, Gilberto Gil é um exemplo. São Apadrinhados espiritualmente por São Chico Mendes e ainda contam com uma das figuras mais emblemáticas da nossa política o senhor Fernando Gabeira, defensor da Canabis, engenhoso na hora de soltar um embaixador sequestrado na porta de um Flamengo e botafogo durante a ditadura, porem sem capacidade de comprar pães para o congresso da UNE em Íbiuna.

Os Elitistas, descendentes da antiga tribo da UDN, que depois virou verdadeira ARENA por 20 anos. Estavam acostumados a ganhar as copas com facilidade, porem a 8 anos não vem a cor da faixa de campeão, tudo por causa de um operário. Eles Apostam na "Jovialidade" do vampiro Serra para guia-los de volta ao título. Apesar de títulos de grande expressão como a Copa São Paulo, o vampiro nunca foi muito de compromisso, sempre larga no meio pra fazer algo de novo, assim como fez na UNE e foi para o Chile tentar a FEU, existem rumores que se ganhar a copa, ele vá logo em seguida disputar a Taça Banco Mundial, apesar de não ter nunca apresentado seu diploma de "Economista" para o TSE.
Com os Números sociais paulistas no chinelo, a falta de estratégia e posicionamento no campo, o geito é improvisar do discurso, e torcer pra bola acertar o gol. Mesmo tem vaga Garantida na Final, segundo os especialistas.

Por Ultimo vem a grande favorita, a Seleção Governista que conta com um verdadeiro arsenal de argumentos e entidades populares em sua base, e ainda montou um verdadeiro rolo-compressor para derrubar seus adversários, agregando várias etnias fortes, Confira:

1- PRB
2- PSB
3- PTD
4- PR
5- PCdoB
6- PT
7- PMDB
8- Outros
Chefeados pela Capitã Dilma Rouseff, chamada de Mãe da Nação por seus compatriotas, tem ainda como técnico o carismático e talentoso Lula. Com um toque de bola muito rápido e chutes precisos, eles apresentam números que nenhum dos demais conseguiu, a Educação Por exemplo vem com o Dobro de Universidades nas costas e o emprego teve que pedir uma camisa maior pra caber os números de 6.000.000 atrás.

Começou hoje o Maior Quebra Canela da história da República, e você torce por quem?






Daniel Gaspar.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Apenas uma opinião direta sobre a Crise Grega.








Nem da desgrassa economica de uma nação que foi base de tudo o que temos o capitalismo tem pena....

segunda-feira, 5 de abril de 2010

46 Anos do Golpe, Ditadura e Educação.


Na semana passada foi relembrado o aniversário de 46 anos do golpe de 64, que condenou o Brasil a uma ditadura sanguinária, que decapitou nossa economia, arrasou nossa educação e até hoje está presente na lembrança de seus filhos.

Vinte e um anos depois da democratização nacional temos o desprazer de ver um destes filhos da ditadura, José Serra, até pouco governador de São Paulo, atacar com cassetetes e balas de borrachas cerca de 40mil professores que se manifestavam por maiores investimentos na educação pública, melhoria de condições de trabalho e denunciavam o desmonte do sistema público de educação feito pelo governo tucano, infeliz imagem que nos faz pensar até quando teremos de aguentar a opressão na educação,quando os filhos da ditadura irão entender que este regime caiu e agora o poder está na mão do povo que não pode ser reprimido?


Durante os 21 anos de ditadura militar no Brasil o movimento estudantil foi a principal fonte de resistência popular ao regime, porem depois de 21 anos de democracia direta o único foco de regime ditatorial está nos colégios, exatamente onde são formados os cidadãos. Cabos eleitorais de segunda categoria são indicados para um papel primordial na sociedade, educar nossos jovens, sem muitas vezes saber absolutamente nada de educação, e ainda pior, acreditam que podem fazer do colégio seu pequeno feudo, onde eles são “o Rei-sol”, local em que apenas suas leis valem, apenas seu s direitos são mantidos. E os demais? Estudantes? Professores? Funcionários? Pais? Servem apenas para cumprir suas ordens descabidas. Frequentemente esses aliens à educação, se posicionam contra a fundação, a organização e a boa gestão de grêmios estudantis.


A construção de um país democrático de verdade, passa por uma estrutura de ensino democratica, que possibilite ao estudante, ao pai, funcionário ou professor participar realmente da construção deste sistema. Deste modo garantimos também a formação de bons cidadãos brasileiros, não espartanos, pois votar em um vereador, que irá “representar” você é algo muito longe da maioria, mas votar em um diretor que passará todos os dias na frente da sua sala, estará no seu corredor e administrará o espaço em que estarás por 200 dias por ano, é garantir o ensino da democracia real. Isto somado a um grêmio estudantil livre e atuante, uma APP comunitária resultará em eleições paritárias, justas e que levarão as instituições de ensino do Brasil a um novo patamar, público, de qualidade e comunitário, um colégio para do povo para o povo, pois é fácil dizer que o jovem não se interessa pelo estudo se o sistema de ensino não se interessa pelo jovem e quando ele quer intervir este se fecha completamente. Mudar a educação para transformar a realidade, transformar a realidade Pra Ser Muito Mais Brasil!

sábado, 20 de março de 2010

Rascunho Rapido Públicado - Palestina




"No beco escuro explode a violência
Eu tava acordado
Ruinas de igrejas, seitas sem nome
Paixão, insônia, crença, liberdade vigiada"
- Paralamas do Sucesso.

Talvez isso resuma 62 anos de guerra pela liberdade Palestina, hoje não pretendo escrever muito, apenas para lembrar a nós, ocidentais pacíficos que enquanto dormimos calmos em nossas camas, sem problemas naturais( terremotos e companhia), o povo palestino resiste heróicamente ao "Melhor Exército do Mundo". Criminosos que de perseguidos passaram a perseguidores natos, com bombardeiros, caças, armas ultramodernas atacam um povo que apenas se defende com pedras. E deste modo os erros vão se repetindo, parabéns Organização das Nações Unidas, que criou o grande genocídio do século, parabéns a sua covardia a cada dia mais gritante, afinal prédio da ONU é bombardeado e vocês, "generais de dez estrelas com o cu na mão", só faltam dizer que o prédio estava no lugar errado.

mas como disse, não vou me protelar, apenas reflitam....
Hoje Israel atacou novamente o povo palestino, dia 20 de março de 2010.

Viva a Palestina! Estamos juntos, na resistencia dos Povos!


Daniel Gaspar

sábado, 13 de março de 2010

Rascunho Públicado - São Paulo


No Fim de semana passado, (06 e 07 de março) estive em São Paulo em atividade da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Sampa é a cidade da controvercia. A Cidade mais rica do Brasil está lotada de moradores de rua, nao há como negar que a lei do caos se sobrepõe a simples vida humana. A cidade de tanta cultura e tanta beleza ataca seus próprios filhos com guetos de pura exclusão... passar quatro dias em São Paulo é conhecer a ideologia do "Cada um por si, deus contra todos" da maneira mais direta.

A Cidade composta de pessoas de bom coração, como conheci, fica escondida atrás da cidade dominada pela incerteza. Incerteza da próxima esquina, da desconfiança, afinal nesta grande capital, você é apenas aquilo que você pode pagar e não pode pagar pouco...

A Sampa dos novos baianos, eternizada na voz de Caetano, foi de certo arrastada de uma vez na ultima enchente, depois de depenada por tucanos azuis sem escrúpulos, que deixaram a cidade suja, pobre, rica e cada dia mais cinza...

Cinza é o olhar das pessoas na falta de esperança de uma cidade mais humana... a cidade dos carros, prédios, telefones, rádios, raios e asfalto, esqueceu-se da música, da liberdade, do ar puro, a cidade se esqueceu das pessoas que nela vivem... lembra-se apenas das cifras que elas carregam juntas.

No tempo em que estive sob sua garoa, me apaixonei por suas luzes e me decepcionei suas ruas.

Talvez o povo paulistano tenha sa acostumado tanto a esta vida de boi que não importa mais. O caos, a violência, a tristeza em cada rosto, o anonimato dos sentimentos e das pessoas, bem como a pobreza e por consequencia a concentração de renda não incomode mais a serenidade do dia a dia. e por essas e outras que continuam elegendo aqueles que pregam a ideologia do caos, e continuem votando nos assassinos da identidade Paulistana.


Daniel Gaspar